BETACAROTENO



A atividade da vitamina A nos alimentos está relacionada ao seu teor de pigmentos caroteno. O betacaroteno é o pigmento mais eficaz na formação dessa vitamina. Além disso, combate os radicais livres, pois exerce função antioxidante. Também beneficia a visão noturna e aumenta a imunidade.

Este pigmento está presente nos vegetais e frutas de tom amarelo/laranja e nos vegetais verdes escuros. Os carotenóides presentes nas frutas apresentam-se mais disponíveis do que os nas folhas. O conteúdo de betacaroteno pode variar nas frutas e verduras dependendo da estação do ano e do grau de amadurecimento.

São fontes de betacaroteno: abóbora, mamão, melão, pêssego, damasco, cenoura, pimentão, agrião, batata-doce, brócolis, couve, tomate, abobrinha e espinafre.

Os carotenóides são lipossolúveis, ou seja, para a sua melhor absorção é necessário o cozimento completo dos vegetais e a presença de gordura. Além disso, a mastigação eficiente é essencial para o seu aproveitamento pelo organismo.

Estudos demonstram importante relação entre o consumo adequado de betacaroteno e a redução da incidência de certos cânceres, como o de pulmão e de estômago, além de exercer um efeito preventivo em relação aos demais. Também foi constatada a sua importância na redução de doença coronariana.

A partir de sua conversão em vitamina A, o betacaroteno auxilia na produção de melanina, que protege a pele da luz ultravioleta e favorece o bronzeado.

Embora apresente vários benefícios, o alto consumo de carotenóides pode causar coloração amarelada na pele, especialmente nas regiões palmares e plantares e nas pregas nasolabiais. A coloração amarelada desaparece quando o consumo de carotenóides é normalizado.

São constatados baixos níveis de betacaroteno no sangue de fumantes, alcoólicos e de pessoas que utilizam medicamentos para controle de pressão arterial e contraceptivos orais, o que indica que pessoas com estas características estariam mais predispostas a sofrerem com o aparecimento de câncer.

Uma alimentação equilibrada e em níveis adequados de carotenos (encontrados em mangas, mamão, batata-doce, banana, ovos e peixes) previne a cegueira noturna, a cegueira nutricional irreversível e até a morte. Favorece a fertilidade, a imunidade e a integridade da pele.

Fabiana dos Reis Ayres
Nutricionista
CRN2 6314
Especialista em Nutrição Clínica e Terapêutica Nutricional.
Especialista em Qualidade de alimentos
Autora do livro e cd "Lili e a alimentação saudável".
Idealizadora do Espetáculo teatral musical infantil "Lili e o desafio da pirâmide alimentar".








Voltar





    


RS Host - Desenvolvimento de Site Grátis com Hospedagem em Porto Alegre RS