COMIDA JAPONESA



O consumo de comida japonesa pode ser uma conduta saudável, desde que realizada com muita consciência.
Duas das preparações mais conhecidas pela população brasileira é o sushi e o sashimi. O SUSHI é uma preparação rica em carboidrato muito processado (Gohan- arroz, cozido no açúcar, utilizado no recheio), pouco peixe e pouca quantidade de algas.
*Pode-se afirmar que um suchi possui a quantidade de carboidrato equivalente a 3 fatias de pão branco.*
Já, o SASHIMI é considerado uma melhor opção do que o sushi, por possuir mais carne branca (peixe – alimento nutritivo, importante fonte de proteína e w3) e menos carboidratos.
O consumo de carnes brancas deve ser estimulado. A recomendação é de, no mínimo, 2 porções de peixe por semana. Mas deve-se atentar para as escolhas relacionadas a esta recomendação.

ALGUMAS ORIENTAÇÕES:
- Evite os sushis que levarem maionese e cream cheese em sua preparação;
-Mulheres grávidas e lactantes devem evitar o consumo de peixes crus, diminuindo o risco de contaminação por estes alimentos. Para os demais, é permitido o consumo de até 4 sashimis/semana;
- Atenção aos Celíacos, pois o molho shoyo contém trigo e, por isso, glúten em sua formulação. Esse molho deve ser evitado.
- Alem disso, o molho shoyo contém muito sódio, o que favorece a retenção de líquidos. O sal líquido ou o molho shoyo ligt podem ser utilizados, com moderação, como substitutos;
- Evite o consumo de sopas salgadas com as refeições. A comida japonesa costuma conter muito sódio. Sabe-se que quanto mais o consumo deste mineral for evitado, melhor é para a saúde.
- Consuma uma fruta ao término da refeição, a fim de melhorar a qualidade nutricional desse momento de seu dia.
- Evitar molho Tarê (shoyo+açúcar);
- Evitar preparações que levam “roll”, “skin” ou “crispy” no nome, pois são preparações fritas;
- Evitar tempurá (legumes empanados), bolinhos/rolinhos fritos e shimejino de alumínio (rico em gordura).
- Opte pelo consumo de alimentos mais saudáveis e menos calóricos como o guioza (bolinho no vapor recheado de carne de porco), missoshiro (sopa à base de pasta fermentada de soja com tofu ou legumes), sushi atum, Califórnia (rolinho de alga recheado com arroz, kani kama, manga, pepino e abacate), tekkamaki (rolinho de alga recheado de arroz e peixe cru), uramaki (rolinho de arroz recheado de alga e peixe cru), kappamaki (rolinho de alga recheado com arroz e pepino), sashimi salmão, sashimi de linguado e sashimi de polvo.
* Seja consciente em suas escolhas e bom apetite!



Fabiana dos Reis Ayres
Nutricionista
CRN2 6314
Especialista em Nutrição Clínica e Terapêutica Nutricional.
Especialista em Qualidade de alimentos
Autora do livro "Lili e a alimentação saudável".
Idealizadora do Espetáculo teatral musical infantil "Lili e o desafio da pirâmide alimentar".

Em fevereiro de 2014.








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